Em cerimônia realizada em Bogotá, Colômbia, Chile foi reconhecido como o principal destino para o turismo de aventura na América Latina. Este é o primeiro prêmio para o nosso país nos 22 anos de história do concurso, cujo voto é tomado diretamente pelo povo a partir de uma lista definida por especialistas.
Desde 1993, World Travel Awards destaca a excelência da indústria e premia o melhor, por esse motivo eles são agora reconhecidos como os “Óscares” do turismo. Chile também organizou pela primeira vez em sua história, a conferência mundial de aventura da Adventure Travel Trade Association (ATTA), o maior grupo de turismo de aventura em um nível global. O evento, realizado este ano na cidade de Puerto Varas, tem entre seus principais objetivos promover um turismo sustentável.
Confira aqui algumas atividades e lugares que o Chile tem para a prática de turismo de aventura:
Caminhada no gelo até o Glaciar Grey. Quando o verão chega na ponta sul do Chile, o número de atividades ao ar livre aumenta , especialmente aquelas que podem ser feitas em áreas próximas às geleiras. Este passeio tem também uma vista deslumbrante da Geleira Grey no Parque Nacional Torres del Paine, no extremo sul do Chile. A atividade permite apreciar a magnitude da grande língua de gelo que faz parte dos Campos de Gelo do Sul da Patagônia.
Trekking Cactus Valley (Deserto de Atacama). Outra grande paisagem é a que oferece as caminhadas por Guatín, mais conhecido como Quebrada de Cardones, se desdobra em todo o terreno onde se juntam o rio Purifica e o rio Puritana. Como o próprio pseudônimo sugere, há em seu terreno uma abundância de cactos, muitos deles centenários e com alturas que se aproximam dos 7 metros. Entre os lugares mais interessantes para visitar é o desfiladeiro de Guatín, onde as águas descem e se originam uma grande variedade de cactos.
Caiaque ao longo da rota dos glaciares. Chile é o país com a maior área de geleiras na América do Sul com uma área de 22.000 km2, distribuídos em pouco mais de 1.700 geleiras.
A navegação sobre Caiaque na área da Patagônia chilena é a coisa mais próxima de reviver as viagens feitas pelos primeiros habitantes deste território, tal como fizeram milhares de anos atrás. Entre os fiordes e canais que formam a geografia irregular, existem rotas que se tornaram expedições cada vez mais frequentadas: expedições à Geleira Jorge Montt, à Geleira Steffens e à Geleira San Rafael.